quinta-feira, 8 de novembro de 2012

#5 - Estudo de Romanos


Romanos 9:  

Em Romanos 9:1-4, Paulo fala de como queria que o povo reconhecesse a Deus. Deus já tinha feito, faria e estava fazendo grandes coisas no meio do povo que escolheu, mas o povo não reconhecia, por isso, não O adorava nem agradecia como deveria. Tornou-se uma relação muito superficial, como a nossa, muitas vezes.

A partir do versículo 6 podemos aprender que as promessas de Deus são para aqueles que o buscam. Lemos que quem não era judeu, mas que buscava a Deus, era um judeu de verdade e Paulo completa dizendo que nem aquele que é nascido de judeu é verdadeiramente judeu. Trazendo para os dias de hoje, nem todo aquele que é nascido na igreja é cristão, nem todo aquele que tem os pais ou os filhos cristãos, são também cristãos. Para ser cristão, é necessário que o Espírito Santo habite na pessoa, como lemos em 
Romanos 8:9. É preciso aceitar a Jesus. O fato de ir à igreja todos os domingos, ajudar instituições de caridade, dar o dízimo, cantar as canções não é tão importante se não for para a honra Dele, se o desejo do nosso coração não for esse.

Versículos 9-33: Quando Paulo conta o exemplo de Esaú e Jacó, por exemplo, antes mesmo que os gêmeos nascessem, Deus disse que Esaú seria servo de Jacó, antes de fazer o bem ou o mal. Podemos estar nos perguntando se Deus não foi injusto. Não, não foi, pois o plano de Deus para Jacó era um e para Esaú era outro. Não podemos criticar Deus (vs. 20). Deus tem o seu propósito para a vida de cada um e tem os seus modos de agir com cada um também para que esse propósito aconteça. O que temos que fazer é ter fé em Deus. Abraão teve fé quando entregou seu filho Isaque para Deus. Sara, mulher de Abraão, mesmo sendo velha, acreditou que Deus lhe daria um filho. Enoque teve fé e por isso foi levado para o céu antes mesmo de morrer, porque confiava em Deus. (Hebreus 11).
Não sabemos todos os planos de Deus para nós nem porque certas coisas acontecem e porque outras não. Mas uma coisa sabemos: Deus tem sempre o melhor. Isaque não morreu, e teve filhos. Noé foi salvo junto com sua família.
Confie verdadeiramente em Deus, ele sabe o que é melhor para você.

Romanos 10:

Paulo começa o capítulo dizendo que o povo não estava compreendendo que Deus havia morrido e os salvado, mas eles estavam buscando ser bons guardando as leis e os costumes judaicos. Entretanto, Deus dá tudo o que precisamos sem fazer da lei a maior necessidade e o caminho para isso, pois Jesus é o caminho. “Porque Moisés escreveu que se alguém pudesse ser perfeitamente bom e conservar-se longe da tentação durante toda a sua vida sem jamais pecar uma só vez, só assim poderia ser perdoado e salvo”. (Vs. 5). Por isso Jesus morreu. Se fosse por nós mesmos, nunca seríamos salvos, pois nenhum de nós consegue ser sempre bom (Rm 7:15). Por isso Deus nos concede a sua graça. “E crendo de coração que um homem se torna reto para com Deus; e com a boca é que ele fala da sua fé aos outros, confirmando assim a sua salvação”. (Vs. 10).

Versículos 12-15: Aqui aprendemos sobre a proclamação da palavra de Deus. Todos que acreditam e aceitaram a Deus como Senhor e Salvador tem esse chamado para pregar o evangelho, mostrar para as pessoas como é bom e agradável a vida com Deus. Falar da bíblia, os seus ensinamentos e princípios, as histórias, ajudando e batizando as pessoas. (Mateus 28:19-20).

Romanos 11:

Deus não nos desampara. Não recebemos a bondade de Deus por merecimento, mas sim porque é graça. Também não é conseguido como retribuição, diz Paulo. O apóstolo nos lembra de características importantes e que agradam a Deus: humildade, gratidão, cuidado. Paulo diz isso quando adverte as pessoas que ocupam lugares de outras e por isso se sentem melhores do que elas. No texto, era um contexto diferente, ele dizia aos gentios para tomarem cuidado e não se orgulharem por terem aceitado a Jesus e terem fé enquanto que alguns judeus não. Deus acolhe todos os que creem Nele, independentemente se essa pessoa ficou afastada de Deus em algum momento da sua vida, se cometeu algum mal a alguém, se ficou viciada em alguma droga, não importa! Deus os ama acima de qualquer detalhe.  

Romanos 12:

Não podemos nos conformar com as ações deste mundo. Há muita coisa que Deus não gosta, que são ruins e por isso temos que transformar o mundo pela renovação da nossa mente. Ou seja, sabemos quem é Deus, o que O agrada e o que não O agrada. Isso é o primeiro passo para mostrarmos ao mundo quem é Jesus, muitas vezes com a nossa própria vida: a nossa maneira de falar, de vestir, os lugares que frequentamos, etc. Mostrar a quem seguimos.

A igreja é um corpo. Todos devem trabalhar juntos, cada um ocupando a sua parte, pois os diferentes dons que Deus nos deu precisam ser usados para a edificação da igreja e para a glória de Dele. Ajudar uns aos outros é demonstrar o amor de Deus. Paulo também nos adverte para não sermos preguiçosos no trabalho. Quando ficamos com preguiça é muito ruim porque nada sai do jeito que poderia e o importante é fazer sempre o nosso melhor. Portanto, sem preguiça!

Uma das partes mais bonitas deste capítulo está no versículo 15: “Quando outros estiverem alegres, alegrem-se com eles. Se estiverem tristes, participem da sua tristeza.” Deste versículo podemos tirar o amor, a compaixão, a comunhão, a solidariedade, o tempo, a vontade de ajudar. E Paulo termina com o versículo 21 dizendo: “Não deixem que o mal prevaleça, mas triunfem sobre o mal, praticando o bem”.

Oração: agradecer a Deus pelos amigos, pela família, pelas pessoas que nos amam. Pedir que sejamos mais parecidos com Jesus, que possamos amar mais as pessoas, demonstrar mais carinho, mais cuidado, doar mais o nosso tempo para estar com elas, nos momentos alegres, assim como nos mais difíceis.

Que Deus nos abençoe.
Stéphanie Elise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário