sábado, 10 de novembro de 2012

#6 - Estudo de Romanos


Romanos 13:

Todas as pessoas que têm um cargo de poder, devem ser respeitadas por todos, porque foi Deus quem as permitiu estarem ali para nos ajudar. A obediência deve ser praticada para se evitar o castigo assim como pelo simples fato de sabermos a quem devemos obedecer.
Paulo diz para pagarmos todas as nossas dívidas, exceto o AMOR, pois este é o princípio de tudo e não faz mal. Por isso é a razão pela qual ele satisfaz as exigências de Deus.
Paulo termina o capítulo nos aconselhando a não gastarmos tempo com coisas do mundo, como festanças, bebidas, adultério, imoralidade, ciumeiras, pois tudo isso não agrada a Deus. Temos que fazer o contrário: pedir a Deus que nos ajude a viver de acordo com a vontade Dele, da maneira que O agrade.

Romanos 14:

O capítulo tem um ensinamento que hoje em dia é muito difícil de ser posto em prática: a necessidade de se acolher as pessoas sem julgá-las. Se ambos têm opiniões diferentes, não é certo um ficar dizendo que o outro é errado e vice versa. Isso não é certo aos olhos de Deus. Cabe a Deus dizer o que é certo e o que é errado. Qualquer coisa que a pessoa faça pensando em agradar a Deus, Deus aceita; portanto, não cabe ao homem dizer o que é correto e o que não é. Ninguém tem o direito de censurar o outro ou olhar com desprezo para ele. “Lembre-se de que cada um de nós comparecerá perante o tribunal de Deus.”
RENÚNCIA: É importante que deixemos de fazer certas coisas por amor ao outro, pois este pode ser contra o que achamos que seja o certo e por conta disso essa pessoa pode se afastar de Deus. Deus não quer que isso aconteça. É uma responsabilidade de todos nós. Tomar cuidado com o que fazemos também é fundamental porque é bom tomar cuidado com atitudes que podem escandalizar alguns. O nosso objetivo tem que ser a paz, a alegria que vem do Espírito Santo, não a briga, a confusão.
Alvo em Cristo e harmonia uns com os outros.

Romanos 15:

O capítulo começa com uma recapitulação do capítulo anterior, dizendo que é preciso que carreguemos o fardo de termos consideração para com as dúvidas de outras pessoas sobre nossas atitudes. Quando renunciamos as nossas vontades para agradar as outras pessoas, edificaremos essas pessoas e agradamos ao Senhor, consequentemente.
Lendo o capítulo, percebemos que tudo está voltado para o AMOR. Ter paciência, ânimo, persistência, tudo isso é demonstrar amor para as pessoas.
A partir do versículo 14, Paulo diz aos romanos que ele é um mensageiro de Deus para pregar a palavra a todos os gentios, ou seja, ao povo pagão, que não conhecia a Deus. Há uma parte do texto, no versículo 19, em que Paulo fala que ganhou-os (os gentios) pela mensagem e pela boa maneira COMO VIVEU. Isso me ajuda a perseverar no sentido de viver como Deus quer que eu viva. As minhas atitudes contam muito mais do que as minhas palavras. A nossa vida reflete muito a quem seguimos.
Outra coisa que me chama a atenção é a perseverança e a dedicação de Paulo. Ele comenta que vai à Espanha, mas antes passaria em Roma para visitar os irmãos que já conheciam a Jesus. Mas também passaria em Jerusalém. Paulo era um servo muito dedicado e que realmente demonstrava o amor de Deus. Ele não largava as pessoas, mas sim acompanhava cada passo de seus irmãos na sua caminhada com Deus. Isso é fantástico!
E o último ponto que precisamos aprender com Paulo é a ORAÇÃO. Paulo era extremamente dependente do Senhor. No final do capítulo ele pede a oração dos romanos por ele. Paulo sabe que não é nada sem Deus, sabe que se for sem a companhia do seu Pai, não adiantará de nada. Paulo era humilde e sincero diante de Deus.

Romanos 16:

Esse é o último capítulo, em que Paulo faz suas saudações. O interessante é que ele se lembra de todos os nomes dos seus irmãos: Priscila, Áquila, Epêneto, Maria, Andrônico, Júnias, Amplíato, Urbano, Estáquis, Apeles, Aristóbulo, Trifena, Trifosa, Pérside, Rufo, Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas, Filólogo, Júlia, Nereu e Olimpas. Reconhecer as pessoas que passam pela nossa vida muitas vezes é difícil, mas quando amamos verdadeiramente essas pessoas, elas ficam marcadas, e foi isso que aconteceu com Paulo. Ele valorizava suas amizades, as pessoas que o ajudaram, que estiveram com ele.
Paulo continua dando seus conselhos vindos de Deus: “prestem atenção no que pregam por aí. Não deixem que as falsas doutrinas prevaleçam sobre o ensino de Deus.” Saber bem o que Deus nos fala é essencial para quando alguém falar algo que não vem de Deus, saibamos diferenciar e ajudar a outras pessoas para que elas não acreditem em falsos testemunhos.

Oração: agradecer a Deus pela leitura da bíblia, do livro de romanos, que foi muito edificante. Pedir que sejamos como Paulo, mostrando Jesus através da nossa vida, das nossas atitudes. Para sermos servos mais ativos e que possamos ajudar as pessoas a conhecerem Jesus, como Paulo fez.

Que Deus nos abençoe.
Stéphanie Elise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário