terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Relacionamento íntimo com Deus


“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” Mateus 22:37

“Eu sou a videira, vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e Eu nele, esse dará muito fruto, porque sem Mim, vocês não podem fazer coisa alguma.” 
João 15:5


• O que é um relacionamento íntimo? Conviver, conversar, passar tempo com alguém mais próximo, que conhecemos os hábitos, as vontades; é quando convivemos com alguém mais intimamente.
Aqui na terra nós temos muitos relacionamentos: com nossos pais, filhos, amigos, etc. E com Jesus? Como anda o nosso relacionamento com Deus?

• O nosso relacionamento com Deus precisa ser íntimo.
Nós precisamos conhecê-Lo profundamente, assim como Ele nos conhece. Jesus nos conhece tão profundamente que sabe quantos fios de cabelo nós temos (Mateus 10:30).

• O nosso relacionamento com Jesus precisa ser o centro de nossas vidas.
A nossa vida com Deus precisa ser o que move todas as nossas ações e desejos. Tudo em nossa volta vai ser influenciado pelo nosso relacionamento com Ele, pois Jesus vai nos mostrar o melhor caminho que devemos seguir porque Ele nos ama e quer o nosso bem.
Jesus nos ama tanto que morreu numa cruz por nós para nos salvar (João 3:16 / Romanos 5:8); Jesus morreu para nos dar vida e Ele quer ter poder se relacionar conosco. Essa foi a maior prova de amor que existiu em todo o mundo, e tudo isso Ele fez para estar perto de nós. Jesus diz assim pra gente: “Eu estou à porta do seu coração, batendo, mas só vou entrar para cear com você e você comigo se você abrir a porta do seu coração pra mim.” (Apocalipse 3:20).


Vídeo:



No vídeo vemos que as pessoas estão dando preferência à outras coisas e não a Jesus, mas, Ele não desiste de nós! Jesus quer entrar na nossa vida para ter um relacionamento íntimo de amor com cada um de nós, mas Ele só vai entrar na nossa vida se nós deixarmos. Nós temos a decisão de ter esse Amigo com a gente ou não, de ter esse relacionamento íntimo e eterno ou não. Nós escolhemos o que vamos fazer, pois temos o livre arbítrio, nós temos a decisão de colocar o que nós quisermos como sendo prioridade na nossa vida. Jesus quer ser o centro, Ele quer ser a prioridade das nossas vidas.

• Mudança, disposição e tempo.
Quando aceitamos a Jesus, Ele fica muito feliz e vai começando a limpar o nosso coração; Ele vai tirando tudo de ruim das nossas vidas e preenche esse lugar com o amor Dele, com a vida Dele; tudo de ruim vai passar e tudo vai ser novo nas nossas vidas, porque seremos nova criatura em Cristo (2 Coríntios 5:17).
Jesus está sempre disposto para nós, Ele quer sempre estar perto de nós. Entretanto, qualquer relacionamento só dá certo se ambas as partes estiverem interessadas e dispostas para o relacionamento. Não é diferente no nosso relacionamento com Deus. Ele quer ter um momento conosco, mas nós precisamos estar dispostos. Jesus nos deu a maior prova de amor: Sua morte na cruz (Filipenses 2:8) e a maior prova de amor que podemos dar para Jesus é o nosso tempo, pois só gastamos tempo naquilo que gostamos: se gastamos tempo na internet é porque gostamos de internet (como vimos no vídeo); se gastamos tempo lendo livros é porque gostamos de livros; se gastamos tempo no shopping é porque gostamos de shopping e se gastamos tempo com Jesus é porque gostamos de Jesus. O tempo é a maior prova de amor que podemos dar para alguém, é a maior prova de amor que podemos dar para Jesus, que nos amou primeiro. (1 João 4:19).

• Cultivar o relacionamento com Jesus.
Esse é um outro tópico super importante, pois qualquer relacionamento só vai pra frente, só dá certo se for cultivado sempre, diariamente. Ninguém tem a mesma intimidade com algum amigo que um dia já esteve “grudado” e hoje não é mais, porque faltou cultivar.
Dar o nosso tempo para Jesus, como aprendemos é fundamental: orando, lendo a bíblia, meditando na Sua palavra. Sempre que lemos e meditamos na palavra de Deus, aprendemos mais de Jesus. Em todos os relacionamentos as pessoas buscam se conhecer cada vez mais. Quando mais tempo passarmos com Jesus, vamos aprender mais dos Seus planos e vontades para as nossas vidas, que são sempre as melhores, porque a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. (Romanos 12:2).

• Concluindo.
            Para concluir, nosso relacionamento com Deus precisa ser íntimo de:
- AMOR: sem amor não teremos um relacionamento saudável, um relacionamento da maneira como Deus quer, porque Deus é amor (1 João 4:16).
- SINCERIDADE, de coração, pois Jesus está sendo sincero conosco quando Ele diz que quer entrar no nosso coração para ficar com a gente, e nós temos que retribuir igualmente; o nosso relacionamento precisa ser de coração. Não podemos, por exemplo, ler a bíblia por obrigação porque temos que ler, mas, tem que ser de coração, temos que orar pedindo pra Deus nos dar prazer na palavra Dele, porque Ele vai dar; quando estamos com Jesus Ele fica feliz. Jesus dá mais valor à qualidade do que com a quantidade.  
- AMIZADE: só nos relacionamos bem com os nossos amigos e Jesus é o nosso amigo, Ele é o nosso melhor amigo, Aquele em quem a gente pode confiar de olhos fechados; a nossa vida com Deus precisa ser baseada na amizade, na confiança (Salmos 71:5).
Aceitar que Jesus entre nas nossas vidas é aceitar Seu sacrifício na cruz, é aceitar um relacionamento com Ele. Jesus precisa ser o centro de nossas vidas, tudo o que fazemos ou pensamos precisa ser guiado e orientado por Jesus. Quando temos uma vida ao lado Dele, Jesus nos abençoa grandemente. O pastor Lauro Mandira pregou na minha igreja no domingo, dia 8 de janeiro sobre a pesca maravilhosa, que está em Lucas 5:1-11. Ele disse uma coisa que ficou gravada no meu coração, que foi o seguinte: quando Jesus abençoa uma pessoa, como abençoou um dos pescadores, Simão Pedro, as pessoas que estão em volta são abençoadas também, pois a graça de Deus é tão grande, que alcança muitas pessoas. A multiplicação de peixes, na passagem bíblica, foi tão grande, que não ficou somente para Pedro, mas sim para todos. Aprendemos que quando temos uma vida com Deus e somos abençoados por Ele, nossa vida dá frutos. E esse é o propósito do nosso relacionamento com Deus: dar frutos, falar do amor de Deus para todas as pessoas, pois Jesus morreu por todo o mundo, e precisamos falar Dele para todas as nações, como está em Mateus 28:19.
            Que possamos cultivar nosso relacionamento íntimo com Deus a cada dia.
            Jesus te abençoe.                            
            Stéphanie Elise.

7 comentários:

  1. MUITO BOM !!!
    PARABÉNS...

    DOUGLAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela sua performance nas 3 semanas citadas e pelo sucesso deste blog!!!
      Igor

      Excluir
  2. estou conhecendo este blog pela primeira vez, mas realmente irmã você está de parabéns, vou até utilizar esse seu tópico para uma palestra de jovens, espero que Deus continue te abençoando e te usando também.
    um abraço e a paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Me alegro quando vejo o nosso Deus usar alguém para abençoar vidas muito obrigado ,a palavra me ajudou muito e vou transmiti-la pra muitas pessoas ,que Deus abençoe seu ministério e continue usando sua vida para dar vida às pessoas ,um abraço bem forte do seu ir em Cristo

    ResponderExcluir
  4. Linda mensagem e que O Senhor Jesus continue te usando

    ResponderExcluir
  5. Palavra edificante. Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  6. Comentário maravilhoso. Estava procurando isto

    ResponderExcluir