domingo, 6 de janeiro de 2013

A sabedoria está aí (Provérbios 1 e 2)


            Os provérbios nos ensinam a viver uma vida sábia. A sabedoria leva ao temor do Senhor. Temor, neste caso, é obediência, reverência, não medo. Deus é o princípio da sabedoria.
Os versículos 4 e 5 do capítulo 1 mostram que os provérbios são tanto para jovens quanto para os mais experientes. A bíblia é o manual da vida. Nela há tudo o que precisamos para viver uma vida sábia ao lado de Deus.

Onde podemos usar a sabedoria na prática?
• Honrar o pai e a mãe é usar a sabedoria. Eles são autoridades que Deus colocou em nossas vidas. Êxodo 20:12.
• Não ceder aos prazeres deste mundo. “Amigo, se as más companhias são uma tentação, caia fora enquanto há tempo”. Esse versículo resume bem a sabedoria que temos que ter em relação aos prazeres deste mundo. Se as pessoas nos chamam para fazer algo que não agrada a Deus, temos que ser fortes e dizer não, mesmo que aquilo seja uma tentação. Isso é ter sabedoria. Temos que ter em mente que Deus é que sabe o melhor para nós. “Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.” 1 Coríntios 1:25. Os que não conhecem a Deus, acham que o que fazemos e pregamos é loucura (1 Co 1:18).
            • Buscar a sabedoria como se busca ouro puro. Buscar fervorosamente, até encontrar. A bíblia diz que quando encontramos a sabedoria entendemos como louvar a Deus. Deus dá sabedoria de graça. Somente temos que pedir.
            • Não mentir, não fofocar, não fazer mal às pessoas. Êxodo 20:16.
            • Amar o próximo como a si mesmo e ao seu inimigo. Levítico 19:18.

            A sabedoria está em todo o lugar, desde a bíblia, até as pessoas que tentam nos ensinar algo. Mas, como diz nos versículos 20 a 24, muitas vezes a ignoramos. Temos que buscar ser sábios enquanto há tempo. Quando estamos bem, não procuramos essa sabedoria que vem de Deus. Mas, nos tempos difíceis, procuramos. Deus não quer que seja assim. Deus não quer que o motivo para o procurarmos seja apenas o sofrimento, a dificuldade ou o desespero, mas também nos momentos bons, nos quais achamos que não precisamos Dele.
            Tudo o que fazemos tem consequências. É isso que o finalzinho do capítulo 1 diz. Quando desprezamos a Deus, sofremos os resultados. Mas, se dermos atenção à Deus, estaremos em boas mãos.

            A sabedoria, o conhecimento, o bom senso e o discernimento nos ajudam a tomar as decisões certas e nos trazem ao caminho certo. Se Deus é o princípio da sabedoria, é Ele quem nos conduz ao caminho, que é Jesus.
            Nos últimos versículos do capítulo 2, 16 ao 22, podemos ler que a sabedoria nos livra de coisas ruins. O que a bíblia cita é a sedução. No mundo, há muita gente que peca nesse ponto. A tentação em pecar é forte, mas nós podemos ser mais, pois Deus diz que não há tentação que não possamos suportar.  (1 Co 10:13). E Deus sempre nos dá uma saída. Por isso, a decisão é nossa, de pecar ou não. É difícil, cada um é tentado no seu ponto mais fraco, mas Deus é mais forte do que qualquer mal, do que qualquer coisa que nos faça cair. Então, quanto mais perto de Deus estivermos, mais sabedoria teremos, mais fortes seremos, menos pecados cometeremos. E se pecarmos, pediremos perdão. Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar.

            A sabedoria está aí. Deus está aí. “Eis que estou à porta e bato.” Ap 3:20
Quem quiser abrir a porta, Deus vai entrar. A sabedoria de Deus vai entrar. Só depende de nós.

Que Deus nos abençoe.
Stéphanie Elise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário