terça-feira, 23 de outubro de 2012

#4- Estudo de Romanos


Romanos 7:  

• Paulo começa o capítulo explicando para o povo que eles não eram mais “casados com a lei”. Ele faz uma comparação: quando uma mulher se casa com seu marido, fica presa a ele pela lei, mas se ele morrer, a mulher não estará mais sob esta lei e pode se casar novamente. O mesmo acontece com os romanos. Paulo explica que eles morreram com Cristo, por isso não estão mais debaixo daquelas leis como antes. Antes, eles tinham desejos pecaminosos, produziam frutos pecaminosos, o que não agrada a Deus. Mas agora eles podem servir ao Senhor, não mais mecanicamente, como à moda antiga, mas sim de coração, assim como nós também podemos.

• A lei não é má, pelo contrário, é por ela que sabemos quando estamos pecando. O que não podemos fazer é usar as leis como desculpa para pecarmos: “se não existissem as leis, eu nem saberia que estaria pecando...” O certo é seguirmos as leis sabendo o que estamos fazendo é para Deus. Por exemplo, quando Deus disse: “honre teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra”, não podemos obedecer somente porque tem uma promessa ou porque eu simplesmente devo obedecer à lei, mas cumprir sabendo que vai agradar a Deus, vai fazê-Lo feliz.

• Paulo dizia que mesmo que ele quisesse fazer o bem, acabava fazendo o mal e sabia que estava errado, mas não podia evitar porque era o pecado dentro dele, a natureza pecaminosa do homem. Entretanto, Jesus morreu e isso nos trouxe a graça, a sua maravilhosa graça. Somos perdoados. O nosso desejo precisa ser estar com Deus, assim como Paulo queria. No último versículo ele fala que mesmo querendo fazer o bem que agrada a Deus, faz o mal porque há uma luta dentro dele, em que sempre o mal vence, mas Paulo tem a certeza de que um dia alguém o libertou e esse alguém é Jesus Cristo, que libertou a cada um de nós!






Romanos 8:  

Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 
(Romanos 8:3-4)

Quem vive pecando está somente agradando a si mesmo, mas quem segue o Espírito Santo, sabe que a sua vida é a morada de Deus e que precisa agradar a Deus e não entristecer o Espírito Santo. No versículo 9 Paulo diz: “se alguém não tiver o Espírito Santo morando em si mesmo, esse não é cristão de modo nenhum”; no versículo 14: “todos quantos são dirigidos pelo Espírito Santo são filhos de Deus”. Isso é muito importante. Quando o Espírito Santo não vive na pessoa, esta ainda não aceitou a Deus, e isso é visto através dos frutos que essa pessoa dá, que não são de acordo com a vontade de Deus. 

Por outro lado, uma pessoa que já aceitou a Deus, mas que não lê a bíblia, não ora, não cultiva um relacionamento com Deus está se afastando cada vez mais de Deus, não está completamente cheia do Espírito de Deus e isso abre espaço para outras coisas dentro do coração e da vida dessa pessoa.
Outro tópico importante está no versículo 15. Não temos que ter medo de Deus, mas sim sermos verdadeiros filhos Dele. Deus nos prometeu que estaremos com Ele e isso é muito bom, pensar que viveremos para sempre com Jesus, temos certeza de que quando morrermos, veremos Deus face a face.
Confiar é esperar ansiosamente conseguir algo que ainda não temos, e por isso confiamos em Deus. Sabemos que o Seu Espírito está constantemente nos ajudando em nossos problemas, aflições, quando estamos alegres e também intercede por nós, nos ensinando a orar, e podemos saber que tudo o que vem de Deus para nós é o melhor.

Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus. Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. 
(Romanos 8:26-28)

Paulo termina esse capítulo fazendo uma pergunta: “quem nos separará do amor de Deus?” Nada pode nos separar!
Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. 
(Romanos 8:36-39)


Que Deus nos abençoe.

Oração: orar agradecendo a Jesus por sua morte e ressurreição e por ter nos salvado. Pedir que o nosso relacionamento com Ele possa ser diário e que possamos crescer e reconhecer a Sua vontade para a nossa vida.

Stéphanie Elise

Nenhum comentário:

Postar um comentário