segunda-feira, 22 de agosto de 2011

# 4 - Salmo 119 (Lições para nossa vida)


Iode (v. 73-80)
O salmista sabe que Deus é o Criador de tudo o que existe (Gênesis 1) e por isso o criou também. Ele quer estar mais próximo do Senhor porque confia em Deus, por isso, sua vida reflete os princípios de Deus, que são bons, isso aproxima as pessoas do salmista, por ser um servo de Deus.
O salmista também reconhece que as coisas ruins que acontecem nas nossas vidas são para nos ajudar, pois as experiências que passamos vão nos trazer à memória os princípios bíblicos, da palavra de Deus, e vamos aprender com aquilo. Quando estamos passando por uma dificuldade, podemos seguir o exemplo do salmista, que confiou em Deus, pedindo a Ele que o consolasse, pois Deus é um Deus amoroso e dedicado, ou seja, Ele se preocupa muito conosco, quer sempre o nosso bem, por isso é amoroso e dedicado. O salmista diz que só com o amor de Deus sobre ele, só com a mão de Deus sobre ele é que ele poderá continuar vivendo, pois Deus o protegerá.
O maior prazer do salmista é obedecer a Deus.
Que a nossa vida também possa ter esse princípio, que é obedecer ao Senhor. 

Caf (v.81-88)
O salmista está querendo a justiça e a ajuda de Deus, pois os inimigos dele fizeram armadilhas para ele, o perseguiram com mentiras para o destruir, isso tudo porque o salmista obedece aos mandamentos de Deus, que são verdadeiros. O salmista diz que essas pessoas quase acabaram com a vida dele, mas ele continua firme, seguindo a Deus. Ele pergunta a Deus: “quando o Senhor vai castigar os meus inimigos e fazer justiça? Quando irás me ajudar e me animar um pouco?” O salmista sabe que a justiça de Deus é perfeita, por isso em nenhum momento menciona que ele mesmo fará justiça com as próprias mãos. Ele põe sua confiança em Deus e pede que Deus renove e preserve sua vida para que ele possa continuar vivendo de acordo com a vontade do Senhor.
Aprendemos com esse texto que, mesmo em meio a uma dificuldade, mesmo que as pessoas te acusem de algo que você não fez, mintam sobre você, te maltratarem, ou qualquer outra coisa que possa te prejudicar, somente ore e entregue o problema nas mãos de Deus, como o salmista fez. Não tente fazer justiça com suas próprias mãos, pois não vai resolver nada, podendo até piorar, mas, entregue a Deus, pois a justiça de Deus é sempre perfeita, porque Deus é perfeito e a justiça Dele é sempre feita na hora certa. Apenas entregue e confie Nele.

Lâmed (v.89-96)
O salmista engrandece a Deus, reconhece Sua soberania.
Ele diz que a palavra de Deus nunca some, mas permanece para sempre, assim como a fidelidade de Deus, que passa de geração em geração e a criação de Deus, que também existe até os dias atuais. No versículo 91 o salmista diz que todo o universo se mantém porque as leis de Deus são perfeitas e firmes, tudo funciona, tudo está a serviço de Deus.
A partir do versículo 92, o salmista revela todo o seu amor por Deus, dizendo que o sofrimento já o teria destruído se a lei de Deus não fosse o seu prazer; a palavra de Deus renova as forças dele a cada dia. Mesmo que as pessoas queiram o destruir, ele continua mantendo seus pensamentos na vontade de Deus. No último versículo ele reconhece que na terra nada é absolutamente perfeito, somente os mandamentos de Deus.
Precisamos, assim como o salmista, reconhecer mais a soberania de Deus, agradecer por Ele ser tão maravilhoso conosco, pois nós não merecemos tanto amor... 


Um comentário: