quarta-feira, 27 de julho de 2011

# 2 - Salmo 119 (Lições para nossa vida)

Dálet (25 – 32)
O salmista está sofrendo, mas confia o tempo todo em Deus, pois sabe que Nele terá salvação e alívio. No versículo 26 ele diz: “eu te mostrei os meus problemas e Tu me ajudaste a vencer todos eles; agora, ensina-me a cumprir as Tuas ordens.” Podemos ter certeza de que podemos confiar em Deus, pois mesmo Deus já conhecendo o nosso coração, toda a nossa vida, quando contamos a Ele o que está no nosso coração, mostramos confiança e comunhão e Ele vai ouvir e responder sempre. Quando estamos tristes, Deus nos dá alegria; quando estamos fracos, Deus nos fortalece (2 Co 12:10).
Nos últimos três versículos, 30, 31 e 32, o salmista diz que escolheu andar pelo caminho da verdade, conforme a vontade de Deus e quer sempre que os seus caminhos sejam baseados nos mandamentos do Senhor.

Que a nossa vida seja assim: baseada na confiança em Deus, em Seus mandamentos, tendo plena convicção de que podemos contar o que está nos angustiando, nos fazendo sofrer, pois Deus nos ouve e responde sempre.

He (33 – 40)
O salmista quer conhecer as leis de Deus, quer saber cada vez mais, para guardar no coração e praticá-la. Ele quer do fundo do seu coração que a vontade de Deus esteja mais presente na vida dele do que as coisas desse mundo. Ou seja, ele quer andar nos caminhos de Deus e não quer desobedecer. Ele confia em Deus, sabe que Ele está acima dele e que é soberano.
Com esse texto aprendemos que Deus é maior do que tudo o que há nessa terra, como o pecado e os bens materiais (v. 36-37). Deus quer que sejamos mais próximos Dele.
Que a nossa atitude seja como a do salmista perante Deus.

Vav (41 – 48)
- Confiança na palavra de Deus (v. 41-42).
- Esperança em Deus (v. 43).
- Obediência às leis de Deus (v. 44).
- Esforço para cumprir as ordens de Deus, resultando numa vida alegre ao lado de Deus (v. 45).
- Não ter vergonha de falar de Deus para as pessoas (v. 46).
- Amar a Deus, aos Seus mandamentos, pois nos dá alegria (v. 47).
- Aplicar o que aprende na Palavra de Deus às nossas vidas (v. 48).

Podemos tomar todos esses tópicos como princípios para nossa vida, pois todos eles foram retirados da bíblia que é a nossa base de fé e prática, ou seja, tudo o que está na bíblia é válido para qualquer época.

Que Deus nos abençoe.
Stéphanie Elise. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário