segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Casa de Deus – reverência e obediência




O Senhor Deus está em seu santo templo; diante Dele fique em silêncio toda a terra
   (Habacuque 2:20). 



Deus quer que nos cheguemos a Ele com espírito reverente, e isso quer dizer respeito. A palavra reverência, que para alguns cheira a “tradicionalismo”, parece estar fora do dicionário de algumas pessoas.

Na Palavra de Deus (nosso manual de vida, regra e fé) encontramos vários textos que estão relacionados a esta atitude que devemos ter diante de Deus.
O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria (Salmos 111:10). Este temor está ligado à reverência, ou seja, devemos nos aproximar Dele com humildade e submissão e não com medo. Isto também é confirmado em Hebreus 12:28: “Portanto, já que estamos recebendo um reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor”.

Ao entrarmos na Igreja, devemos ser reverentes e estar mais dispostos a nos inclinarmos para O ouvir, conforme está escrito em Eclesiastes 5:1.

"Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal."


Na casa de Deus precisamos nos manter concentrados, pois é uma casa de oração e devemos estar sempre atentos à voz do Senhor. Quando ouvimos o que Ele diz, e O adoramos em espírito e verdade, estamos testemunhando nossa fé.
Amando a Deus, devemos ter total reverência, pois a Bíblia, em Eclesiastes 12:13, nos diz que devemos temer a Deus e guardar os Seus mandamentos, pois isto é o dever de todo nós. Deuteronômio 13:4: “Portanto, sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam apenas a Ele; cumpram os Seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a Ele”.

Em um cântico de Aline Barros nos é lembrado, também, esse comportamento que precisamos adotar: ♫ “Quando entro em Tua presença e contemplo a Tua glória, me esvazio e me prostro aos teus pés”. ♫ 



Podemos desviar nossa atenção à Palavra de Deus e faltar com reverência quando, por exemplo, mantemos conversas paralelas durante o culto, brincamos com crianças, atendemos celulares, enviamos torpedos, lemos outros materiais, quando saímos constantemente de nossos lugares, enfim, tudo isso contribui para que nós nos dispersemos totalmente do culto que está sendo prestado ao Senhor.

Portanto, precisamos evitar atitudes impróprias na casa de Deus, onde devemos única e exclusivamente adorá-Lo. Tais atitudes não são agradáveis aos olhos do Pai.

Sejamos reverentes e obedientes à Sua Palavra!

Jesus nos abençoe.

Stéphanie e Itamar

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Aula de Vôo (“A Cabana” – Willian P. Young)

 

O capítulo 6 do livro “A Cabana” nos ensina a voar. Deus conversa com Mack sobre o que aconteceu na sua vida quando sua filha Missy foi assassinada na cabana. Deus é retratado como uma negra alta, acabando com o estereótipo de Mack sobre como seria a aparência de Deus: branco, parecendo um avô usando uma barba comprida, assim como muitos de nós imaginamos.

Mack estava incomodado com aquela situação e sempre se perguntava se aquela mulher realmente era Deus e porque ele teria recebido um bilhete de Deus para se encontrar com Ele logo naquela cabana. Ele não acreditava que aquilo era real, mas tinha a liberdade de ir embora quando quisesse. Deus queria e podia libertá-lo, mas a liberdade jamais pode ser forçada. Quem irá libertá-lo e nos libertar é a Verdade: Jesus Cristo. E a liberdade é um processo que acontece dentro de um relacionamento com Ele e então, tudo o que tiver de ruim dentro do nosso coração vai começar a sair.

Deus sabe tudo o que sentimos e não nos abandona. Porém, Mack questionava Deus com a frase que Jesus falou na cruz: “Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes?” (Mateus 27:46). Mack pensava que Deus abandonou Jesus naquele momento de Sua morte, como também o abandonou na morte de sua filha. Deus nunca nos abandona, mas, para percebermos isso, precisamos estar bem próximos Dele, pois só nos sentimos abandonados quando não estamos tendo um relacionamento com Deus.

A dor que Mack estava sentindo tinha a capacidade de cortar suas azas e o impedir de voar, como também acontece com cada um de nós. Nós fomos criados por Deus para sermos amados por Ele, e nós somos; porém, “viver sem ser amado, é como cortar as asas de um pássaro e tirar sua capacidade de voar”. E Deus não quer isso para nós.

Deus tem planos para nossas vidas e intenções, mas podemos achar que essas intenções são limitações impostas sobre nós. Mas, para entender essas intenções, temos que ter Jesus Cristo como nosso maior exemplo: Ele foi totalmente humano e Deus tinha Seus planos para Jesus, como tem para cada um de nós; e Jesus viveu um relacionamento profundo com Deus, sempre fazendo a vontade Dele. É dessa forma que
Deus quer que tenhamos nosso relacionamento com Ele: de uma maneira profunda, intensa, com confiança e cheia de amor.



Jesus colocou Deus dentro de Sua vida, acreditou no Seu amor e na Sua bondade, sem considerar aparências ou consequências. Mesmo Jesus já sabendo que iria morrer na cruz por nós e que iria sofrer muito, não deixou de fazer a vontade do Senhor, pois sabia que Deus não o abandonaria e não o deixaria. O amor de Deus é maior que tudo, pois Deus é amor (1João 4:8). E o amor de Deus nos faz voar!

Jesus te abençoe grandemente.
Stéphanie Elise.

(Mensagem baseada no capítulo 6 do livro “A Cabana” de Willian P. Young) 

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Salvação é para todos

Texto base: Isaias 56:1-8


Jesus está voltando. Ele diz em Isaías 56:1-8 que Sua salvação está se aproximando e logo todos verão a Sua justiça.

Mas, para quem é a Salvação?
A promessa de Deus sobre a salvação, em Isaías 56:1-8 é para todos aqueles que fazem a vontade Dele e obedecem aos Seus mandamentos (v.4 – Bíblia Viva). Deus não fará separação entre povos, não salvará um e deixará outro. Ele diz que a todos aqueles que permanecerem firmes na promessa, firmes em obedecer a todos os seus mandamentos, à Sua Palavra, Ele dará um nome eterno, que nunca será esquecido (v.5). Ele levará a todos esses para o Seu Santo Monte, para Sua “Casa de Oração de Todos os Povos” (como será chamada) e lhes dará grande alegria. As promessas de Deus nunca falham (Salmos 89:34; Josué 23:14).

A salvação é para todos aqueles que O amam e O servem (v.6).
Portanto, Deus não fará divisão de nenhum povo, raça, língua ou nação, pois todos aqueles que O amam e confiam Nele, segundo a promessa de Deus, viverão com Ele eternamente.

Ore a Deus entregando sua vida nas mãos Dele. Creia nas promessas do Senhor, pois elas sempre irão se cumprir.

Que essa palavra toque no seu coração no momento certo, porque a Palavra de Deus não volta vazia. (Isaías 55:11).

Que Jesus te abençoe.

Stéphanie Elise.