sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Diante das dificuldades

Texto base:

“As tribos de Rúben, Gade e a meia tribo de Manasses possuíam quarenta e quatro mil e setecentos e sessenta homens de combate, preparados fisicamente e capazes de manusear o escudo, a espada e o arco. Eles lutaram contra os hagarenos, Jetur e Nodabe. Deus entregou os hagarenos e todos os seus aliados nas mãos deles, porque, no meio da batalha, eles oraram, e Deus respondeu às suas orações, pois confiaram Nele. Eles saquearam os rebanhos dos hagarenos: cinquenta mil camelos, duzentos e cinquenta mil ovelhas, dois mil jumentos. Capturaram também cem mil pessoas. Muitos foram mortos, porque a batalha era de Deus. Essas tribos ocuparam as terras dos hagarenos até a época do exílio. (1 Crônicas 5:18-22 – A Mensagem).

Fazendo a leitura da bíblia, reparei nesse texto, pois Deus tocou no meu coração e decidi escrever uma mensagem sobre ele.

Em 1 Crônicas 5:18-22 lemos que as tribos de Rúben, Gade e metade da de Manasses lutaram contra os hagarenos, Jetur, Nafis e Nodabe, entretanto, não lutaram despreparados. Eles tinham 44.760 homens treinados fisicamente, que sabiam usar espada, escudo e arco. Lemos que eles conseguiram derrotar os inimigos, mas não estavam sozinhos. 

No meio da batalha eles oraram; no meio da confusão eles se lembraram de falar com Deus, pois eles confiavam em Deus, sabiam que se orassem Deus ia responder. E foi o que aconteceu. Eles conseguiram derrotar o inimigo, saquear os rebanhos e capturaram 100 mil pessoas e muitos foram mortos, porque a batalha era de Deus. Essa frase tocou no meu coração, porque Deus estava lutando junto com Rúben. Deus estava no controle.

Isso me faz pensar nos dias de hoje e quero que você reflita comigo: “Quantas vezes estamos passando por alguma dificuldade e não confiamos plenamente em Deus ou nos esquecemos de orar sabendo que Deus estará no controle? Ou não oramos para saber o que Deus tem para dizer?”

Deus se preocupa conosco, Ele quer lutar as nossas lutas. Ele quer nos ajudar a vencer!

A oração que Rúben e as outras tribos fizeram a Deus foi respondida, e as nossas orações também são. Precisamos orar confiantes em Deus, sabendo que Ele vai responder, independente da resposta ser sim, não ou espere... Em Tiago 1:5-8 lemos que Deus sempre responde às nossas orações e diz para não termos dúvida quanto à resposta Dele.

            Rúben, Gade e Manasses não ficaram esperando a luta acontecer ou serem atacados, mas eles agiram, se prepararam com antecedência. Eles tinham 44.760 homens de combate, porque sabiam que precisariam lutar em algum momento. Essas eram as dificuldades daquela época. Hoje, nós temos outros problemas, pois vivemos numa outra realidade, mas é importante destacar que a bíblia é válida para todos os tempos e sempre nos trás novos ensinamentos. É importante fazermos nossa parte. Lá eles prepararam o exército. Nós temos que nos preparar também, dentro das nossas possibilidades.

Com essa parte da história aprendemos algo muito importante: vemos que as tribos se prepararam para a luta, isso nos alerta a nos prepararmos para a vida. A bíblia é a nossa espada, nosso escudo (Efésios 6:10-17). Precisamos nos equipar com o cinturão da verdade, com o escudo da fé, com o capacete da salvação, com os sapatos rápidos para pregar a palavra de Deus e com a espada do Espírito, que é a bíblia.

            Conhecer a palavra de Deus é fundamental para que, quando chegar a dificuldade, possamos lembrar que Deus está sempre ao nosso lado (Jeremias 1:8 / 2 Crônicas 32:8), que Ele é o nosso ajudador (Salmos 108:12), que Ele é o nosso refúgio, fortaleza, auxílio na adversidade (Salmos 46:1), que Ele é o nosso protetor (Salmos 91:2), que Deus nos dá paz (Lucas 7:50), que Deus nos dá amor (1 João 4:8 e 16) e que Ele tem poder para acalmar a tempestade e transformá-la em brisa (Salmos 107:29).

            Precisamos conhecer a palavra de Deus para que, quando chegada a dificuldade, possamos estar preparados para saber usar a espada e o escudo, como os soldados das tribos.
           
“Quando estou cercado de problemas e dificuldades uma coisa me anima e consola; a Tua palavra me enche de força e poder para enfrentar a situação”
(Salmos 119:50 – Bíblia Viva)


Que Deus nos abençoe.
Stéphanie Elise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário