segunda-feira, 21 de março de 2011

Quero ter a mente de Cristo

“A atitude de vocês deve ser semelhante àquela que nos foi mostrada por Jesus Cristo.” Flipenses 2:5

“Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim, vocês aprenderão, de experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem a vocês.”
Romanos 12:2

O que significa ter a mente de Cristo?


Ter a mente de Cristo significa pensarmos e agirmos de acordo com a mente de Jesus Cristo, ou seja, pensarmos de acordo com a vontade de Deus.

Quando pensamos em algo, primeiramente precisamos refletir se o que estamos pensando está de acordo com a vontade de Deus. Parece estranho e complicado de compreender, porém, quando queremos ter a mente de Cristo precisamos agir do mesmo modo como Jesus agiria em nosso lugar.

Por exemplo, imagine que você está no meio de uma prova, nervoso, impaciente, querendo que o período de prova acabe logo. Mas, você não sabe como responder à uma das questões dessa prova. O que você pensa? Nessa situação de aflição, normalmente e impulsivamente, você pensaria em, por exemplo, colar de alguém. Esse é o nosso pensamento, mas, qual seria o pensamento de Jesus? Será que Jesus em nosso lugar estaria pensando em colar?

Outra situação que ilustra bem o que é ter a mente de Jesus é quando, por exemplo, você está na igreja, num grupo de amigos bem íntimos e próximos, com o qual você já está acostumado, acomodado, o grupo que você vê todos os dias quando vai à igreja. Nesse dia, uma pessoa nova chega à igreja, alguém que você nunca viu e nunca teve contato anteriormente. A pessoa está sozinha, sentada num canto. O que você faria? Qual seria a sua atitude? Continuaria no seu grupo, conversando e deixaria essa pessoa sozinha? Pensaria: tem outras pessoas na igreja; elas irão falar com ela...
E a atitude de Jesus, qual seria?

Esses dois exemplos são simples, mas, nos faz pensar sobre o assunto.
Sabemos que Deus é perfeito e que Sua vontade é boa, perfeita e agradável. 
Então, pensando no primeiro exemplo (da prova): se nos colocarmos no lugar de Jesus, ou seja, se pensarmos como Jesus pensaria e agiria no nosso lugar, nós não iríamos colar, pois sabemos que isso não é certo, quando colamos estamos mentindo para nós mesmos e para quem vai corrigir a prova; a mentira é um pecado ("Não furtem. Não mintam. Não enganem uns aos outros". - Levítico 19:11). 

No segundo exemplo (da igreja), Jesus acolheria àquela pessoa. Jesus não iria ficar em nenhum grupo fechado, esquecendo-se dos outros. Deus é amor (1 João 4:8) e Ele nos deixou esse mandamento: ame o teu próximo, como Eu (Jesus) os amei. (João 15:12 e 17).

Portanto, ter a mente de Cristo é pensar e agir conforme a vontade de Deus: “Se Jesus estivesse no meu lugar nessa situação, o que Ele faria?"

Você quer ter a mente de Cristo??

Que Jesus te abençoe.
Stéphanie Elise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário